quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RELATOS DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA dos alunos do Estágio Supervisionado III de 2011/2 do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Universitário do Vale do Teles Pires – Colíder/MT, sob a regência das Professoras: Josani Salete Sandri de Godoy & Waghma Fabiana Borges Rodrigues

I - Projeto: Minicurso de Introdução ao Algoritmo

Estagiários: Cibele de Freitas Consone, Everton da Cruz Lima e Leandro Rodrigo Preis Beock

Público beneficiado: Alunos do segundo e do terceiro ano, do Ensino Médio Integrado Profissionalizante Técnico em Informática

Local: Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros

Relato de Experiência: A prática da Regência do Estágio Supervisionado III foi realizada na Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros, onde foi ministrado um Mini-curso de Introdução ao Algoritmo, tendo duas turmas com 20 horas cada, houve muita procura por esse curso pelos alunos, devido às dificuldades encontradas na matéria dada em sala de aula. No início obtivemos muitas inscrições totalizando cerca de 60 alunos, mas nos dias marcados para o curso somente alguns alunos compareceram. As aulas foram bem aproveitadas pela maioria dos alunos, pois nas turmas, tivemos alunos do segundo e do terceiro ano, do Ensino Médio Integrado Profissionalizante Técnico em Informática, alunos muito interessados e aplicados nos conteúdos que para muitos acadêmicos às vezes se torna um desafio para poder passar de semestre, nesse caso, nós como acadêmicos vimos como é interessante ter a matéria de algoritmo no Ensino Médio. As aulas foram ministradas de forma dinâmica, fazendo o aluno exercitar sua mente de forma lógica, tentando mostrar para eles que nem todos nós seguimos os mesmos caminhos, mas que em caminhos diferentes podemos chegar ao mesmo resultado. Procuramos sempre incentivá-los por meio de pontuação para quem terminasse as atividades e como consequência se transformava em monitor do exercício, tornando assim uma necessidade de raciocinar mais rápido e conseguindo chegar a uma saudável competição. Com isso colhemos resultados positivos conseguindo assim obter a participação de todos durante a explicação e durante a resolução dos exercícios. E um dos pontos que nos motivou mais foi o fato de que através de nosso mini curso uma aluna tirou nota 10 na prova de Algoritmo se tornando um dos maiores prêmios para nos estagiários.

II – Projeto: Modelagem 3D Com Blender e Características das Principais Linguagens da Web

Referências Bibliográficas:

Andrade, de Maia Junior. Guia do Usuário Para Uso do Blender 3D Orientado a Design. UFPE, 2008

Brito, Alan. Blender 3D 2.49 Incredible Machines Modeling, rendering, and animating realistic machines with Blender 3D. Editora Packt publishing, ano 2009.

Estagiários: Eder Petrica e Diego Matias da Silva

Público beneficiado: Alunos do Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática

Local: Escola Estadual Des. Milton Armando Pompeu de Barros

Relato de Experiência: O Estágio Supervisionado III foi o mais difícil dentre os estágios do curso de Licenciatura em Computação, porém adquirimos mais conhecimento. O estágio é divido em duas partes, observação e regência, as quais foram desenvolvidas com as turmas de ensino médio integrado com técnico em informática da Escola Estadual Des. Milton Armando Pompeu de Barros com respectivas 55 horas de observação e 35 horas na Regência. A fase de regência também foi dividida em duas partes, nas quais, as horas foram divididas em um minicurso de Modelagem 3D em Blender e aulas na Escola. Nas aulas foi usado conteúdo atual, com a última versão do software (Blender 5.9) e na escola temas que ajudam os alunos no curso. O objetivo do projeto de regência no minicurso era ensinar os alunos da forma mais prática possível, aplicada junto com a parte teórica, para que eles soubessem exatamente como se trabalha com o software, utilizando da melhor forma o tempo disponível, já nas aulas na escola foi usado outra metodologia, pois os temas a serem trabalhados eram diferentes, dessa forma foram feitas pequenas palestras, nas quais, foram expostos os temas de maneira simplificada numa linguagem mais fácil, para que os alunos entendessem melhor sobre o tema exposto (Linguagens Web, Segurança da Informação e Gerenciamento de Banco de Dados), foram expostos também documentários e filmes englobando o assunto tratado para que as aulas fossem mais atrativas. As expectativas em relação ao aprendizado dos alunos foi o melhor resultado possível, pois se conseguiu fazer com que os alunos prestassem bastante atenção e desenvolvessem o que lhes era pedido e algo de grande valia foi o conhecimento adquirido através das aulas, pois, aprende-se muito com isso e servirá para os desafios futuros.

III – Projeto: Curso de Edição de Imagens com a Utilização da Ferramenta Photoshop

Referências bibliográficas:

RAPOSO, R. VAZ, F. Introdução à informática e educação: ciências Cognitivas: Uma introdução. Mestrado de informática aplicada à educação, Rio de Janeiro, 2002.

Disponível em: .

Acesso em: 05 de dezembro de 2011.

Estagiárias: Ediene Regina Tschope e Cristiane Rodrigues Reis

Público beneficiado: Comunidade de Colider

Local: Campus Universitário Vale do Teles Pires (UNEMAT)

Relato de Experiência: A prática pedagógica de regência do minicurso de photoshop realizou-se nas dependências do Campus Universitário Vale do Teles Pires (UNEMAT), tendo como público alvo a comunidade em geral. O objetivo da aplicação deste projeto foi o de proporcionar aos alunos à oportunidade de utilização de uma ferramenta de ensino na área de edição de imagens, além do conhecimento técnico na utilização do programa photoshop e as vantagens que esta ferramenta pode proporcionar a seu usuário, assim como sua inserção no meio educacional com desenvolvimento de imagens e para projetos científicos. A metodologia utilizada para a aplicação do projeto baseou-se na teoria construtivista de Raposo (2002), na qual o aprendiz filtra e transforma a nova informação, inferindo hipóteses, tomando decisões, tornando-se participante ativo no processo de ensino aprendizagem. Com base neste contexto buscou-se trabalhar de maneira dinâmica com os alunos, fazendo com que os mesmos exercessem cada atividade proposta passando da teoria a prática a todo o momento. Para que isso fosse possível disponibilizou-se aos alunos de modo individual, computadores com o programa photoshop já instalado e configurado e com o auxilio de um Projetor Multimídia para explicação dos comandos e ferramentas acontecessem de maneira uniforme e individual. Com a prática do Estágio Supervisionado o acadêmico consegue captar aspectos e fenômenos do ambiente de aprendizagem que o cerca, assim como a criação constante de condições em que pode desenvolver e aplicar esse aprendizado em direção a trocas intelectuais de experiências voltadas para o domínio de conhecimento já existente e em elaboração. Pode-se perceber o quanto é importante o estudo desta disciplina para a formação de bons professores, pois é no estágio que se adquire experiências e conhecimentos que servirão de base para futura profissão.

IV - Projeto: Informática Básica

Estagiários: Carlos Eduardo Muniz e Eduardo Teixeira Paulino

Público beneficiado: funcionários Públicos da Câmara Municipal de Colider/ MT

Local: Escola Municipal Professora Ivanira Moreira Junglos

Relato de Experiência: A Regência do Estágio Supervisionado III foi realizada nas dependências da Escola Municipal Professora Ivanira Moreira Junglos, onde foi utilizado o laboratório de informática da referida escola para ministrar as aulas. O curso foi ministrado para os funcionários Públicos da Câmara Municipal de Colider/ MT contando com um número de onze alunos, em que o objetivo do curso era melhorar o crescimento profissional dos alunos, como também enriquecerem seus currículos. Este projeto do Estágio Supervisionado III teve o propósito de oferecer para os alunos, oportunidade para realizações de novas experiências, bem como, encarar os desafios propostos pelos professores do curso, capacitação para aprender as diferentes maneiras de realizar as tarefas e uma renovação constante do conhecimento. Os conteúdos foram selecionados no intuito de atender as necessidades dos alunos, embasados em teorias e pesquisas bibliográficas, que segundo Paulo Freire (1996) “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago”. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. A metodologia aplicada foi através de aulas práticas, os conteúdos ministrados em sala foram: planilhas, Word, Excel, PowerPoint e Internet com qualidade profissional, onde procurou saber e encontrar as dificuldades de cada aluno, com objetivo de aprimorá-las no decorrer do curso preparando deixando os aptos para desencadear suas atividades funcionais na Câmara Municipal. É importante ressaltar que os estágios são fases muito importantes para os acadêmicos de Licenciatura da Computação, pois enriquece e aprimora os conhecimentos práticos e pedagógicos dos estagiários, deixando os mais capacitados e preparados para situações que possam encontrar no dia de amanhã, já que o curso tem uma grande ênfase na formação de profissionais na área da educação.

V - Projeto: Informática Básica e Avançada

Estagiárias: Elisangela Alves da Rocha e Patrícia Ternus

Público beneficiado: População indígena

Local: Campus Universitário do Vale do Teles Pires (Unemat).

Relato de Experiência: O curso de informática básica e avançada foi desenvolvido na regência do Estágio Supervisionado III e oferecido a população indígena. Seu objetivo principal fora a aproximação da comunidade indígena, a tecnologia e a universidade. A fase de regência, pode-se dizer que foi uma grande experiência, pois trabalhar com índios é diferente de outras experiências, pois todos são muitos inibidos e a comunicação com eles é muito complicada conversavam somente entre si e na sua língua, o que muitas vezes acabava nos constrangendo por não saber sobre o que eles falavam. Quando enfim eles falavam conosco para tirar alguma dúvida, era muito difícil entender o que falavam, pois além de falarem muito baixo, não tinham muita afinidade com a língua portuguesa. A metodologia utilizada para passar conhecimento tecnológico para os alunos foi o uso de recursos tecnológicos como projetor multimídia e computador, além de atividades individuais propostas acompanhadas pelas estagiárias. Isso propiciou um aprendizado baseado na percepção e na ação individual de cada aluno, respeitando os limites individuais de aprendizagem, seja pela faixa etária ou pelo nível de alfabetização. A raiz da cultura brasileira não irá se perder por falta de oportunidade ou de interesse, assim demonstrou a comunidade indígena, mais uma vez, com a participação neste curso, no qual abriu portas para a divulgação da cultura e tradição indígena onde o próprio índio pode ser o historiador, fotógrafo e jornalista, mostrando o que realmente o índio representa para o país.

VI – Projeto: Ensino de Matemática e Geografia com o Uso da Informática.

Referências Bibliográficas:

SILVA, Jorge Daniel & FERNANDES, Valter dos Santos. Matemática: atende aos parâmetros curriculares do ensino médio, Ed. Instituto Brasileiro de edições pedagógicas. São Paulo.

ADAS, Melhem. Geografia: O mundo desenvolvido, Ed. Moderna, 5a edição. São Paulo 2006.

LOPES, José Marcos. Matrizes, determinantes e sistemas lineares através da metodologia de resolução de problemas para o ensino médio.

PIANI, Guida & KUME, Honorio. Fluxos bilaterais de comércio e blocos regionais: uma aplicação do modelo gravitacional.

Estagiários: Gleison Davi R. Moreira e Jairo Daniel da Silva

Público beneficiado: Alunos do 2° ano “D” e “E” do Ensino Médio

Local: CEJA- Cleonice Miranda da Silva

Relato de Experiência: Nossas atividades do Estágio Supervisionado III foram realizadas no CEJA- Cleonice Miranda da Silva, com alunos do 2° ano “D” e “E”do ensino médio. Na parte da observação tivemos como colaboradores os professores Edna da Matta Tirolti, Osmar Agostinho, Osvaldo Pereira da Cunha Silva e Ramão Braga. Já na regência realizamos nosso projeto com os professores Osvaldo Pereira da Cunha Silva e Rosa Aparecida Zancani. O projeto teve como objetivo ensinar Geografia e Matemática usando alguns recursos tecnológicos. Nossas aulas foram bem dinâmicas, pois, utilizamos projetor multimídia, vídeo-aula e tivemos aula no laboratório de informática também, mostrando para os alunos e professores que é possível sim ter uma aula diferente e com objetivo usando esses recursos. Além disso, usamos bastante o quadro branco, por que não podemos abandonar esse recurso, mas sim melhorar nossas aulas. A aceitação dos alunos foi muito grande, pois é um modo diferente de aprender os conteúdos. O comportamento dos alunos perante nossas aulas foi muito bom, nos respeitaram e também nós os respeitamos. Através da observação e Regência aprendemos como lidar em diversas ocasiões na área da educação. Aprendemos como fazer um plano de aula, como conduzir uma aula, como explicar conteúdo, como lidar com os alunos e suas reações em sala. Assim finalizamos com a importância dessas duas etapas em nossa formação universitária, pois elas nos capacitam e nos prepara para vivenciar tudo o que um professor passa no dia a dia em sala de aula, tanto no modo de agir, falar e quanto no ensinar. Concluímos o projeto com o nosso objetivo, de ensinar o tema proposto com o auxilio de ferramentas computacionais.

VII – Projeto: Autocad

Estagiários: Humberto Augusto Pavão e Lincoln Moreira

Público beneficiado: Alunos da Escola “CEJA” Cleonice Miranda da Silva

Local: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros

Relato de Experiência: A regência foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro sendo dentro de sala de aula com aulas preparadas com conteúdo do professor José Ataide, nas disciplinas de Sociologia, Artes e Geografia, e no segundo momento com curso, para alunos do integrado da Escola Pompeu, sobre AutoCad Básico. Sente-se uma necessidade de auxilio aos alunos de escolas públicas na área de informática, dando a eles o conteúdo básico para que possam ser instigados a novas profissões na área de designer assim levando-os a uma faculdade posteriormente ou até mesmo ingressar com mais vantagens no mercado de trabalho. Nos dois momentos foram utilizadas metodologias de explicação de conteúdo, em sala de aula com uso do Projetor Multimídia, aulas explicativas, vídeos e discussão. E no curso de AutoCad, sendo de forma prática com aula explicativa mas com a incremento de computadores para cada aluno, para desenvolvimento do tema. Nos dois momentos foram alcançados os objetivos de forma satisfatória, dentro de sala de aula não somente por dar as aulas, mas, com as aulas sentiu-se uma grande atração dos alunos pelos métodos utilizados, pois durante as observações notou-se a falta de atenção dos alunos para com o conteúdo, e com aulas com tom de voz firme, uso de tecnologia, e principalmente com a inserção dos alunos durante as explicações que tornou possível um ótimo aproveitamento do conteúdo. No segundo momento dentro do curso de AutoCad já foi um pouco mais fácil, pelo simples motivo dos alunos estarem ali por vontade própria, mais as metodologias foram as mesmas, mas, com mais ênfase pois os alunos realmente podiam participar da criação de algo nas aulas, em resumo foi a melhor experiência dentro dos estágios já conseguida.

VIII – Projeto: Configuração e Manutenção de Computadores e Redes.

Referências Bibliográficas:

KRAMER, Sônia. Com a Pré-Escola nas Mãos. SP: Ática, 1999

TARDIF, M. Saberes docentes e Formação profissional. 2ª. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

TORRES, Gabriel. Rede de Computadores. Editora, Nova Terra, 2009.

TORRES, Gabriel. Hardware Curso Completo 4º Ed, 2001.

TORRES, Gabriel. Montagem de Micro Curso Básico e Rápido 4º Ed. 2002.

Estagiários: Leandro Rodrigues Lima e Renan Henrique da S. Nascimento

Público beneficiado: Alunos do Ensino Médio

Local: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros


Relato de Experiência: Na prática pedagógica do Estágio Supervisionado III sentimos na pele a responsabilidade ainda maior do que a observação. Nessa fase tínhamos que passar o nosso conhecimento a frente, não foi difícil, pois o Estágio supervisionado I nos proporcionou uma experiência semelhante, porém o nosso público alvo mudou, agora foram alunos dos períodos matutinos e vespertinos e noturnos, todos eles do ensino médio do colégio Milton Armando Pompeu de Barros, o intuito desse projeto foi principalmente passar aos alunos como funciona e manuseia essa tecnologia que esta tão presente em nosso meio, então, ofertamos esse curso no qual mostramos os conceitos básicos de manutenção de micros e configuração de um sistema operacional e a montagem de uma rede de computadores de pequeno porte, nessas aulas utilizamos muitas aulas expositivas, práticas e dinâmicas, pois o conteúdo era de difícil absorção, por se tratar de um conteúdo muito extenso e para isso utilizamos o projetor multimídia, Softwares, computadores e ferramentas para manutenção, como chaves e alicate de crimpagem, ao término do curso foi de grande valia para nós acadêmicos que aprendemos como lidar com várias situações e os alunos que poderão levar um cabo crimpado para casa e um maior conhecimento no ramo da informática técnica, assim nossa meta foi atingida satisfatoriamente. Esperamos que esse resumo desperte um desejo aos futuros acadêmicos que pretendem fazer seus estágios baseados nessa área que abordamos e que os resultados sejam positivos também.

IX – Projeto: Metodologia Científica Aplicada à Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Estagiárias: Miriam da Silva Tramarin e Sheila Lauterer Vieira

Público beneficiado: Alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros (EMIEP)

Local: Laboratório de Informática do Campus da UNEMAT de Colíder/MT

Relato de Experiência: A fase de regência, segunda etapa da disciplina de Estágio Supervisionado III, se deu através de um mini curso de Metodologia Cientifica aplicado à construção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que se passou em um dos laboratórios de informática do Campus da UNEMAT de Colíder, e teve como público alvo os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros (EMIEP). Metodologia Científica segundo Rodrigues (2007) nada mais é que inúmeras abordagens técnicas e processuais que são utilizadas para formular e resolver ações para aquisição sistemática de conhecimento. Maia (2008) garante que as regras e passos metodológicos que são descritos levam a inserção do estudante no mundo científico, desenvolvendo hábitos que o seguirão por toda a sua vida, como o apreço pela leitura e o espírito crítico maduro e responsável. Este mini curso teve como objetivo principal auxiliar os alunos do 2º e 3ª ano EMIEP a compreender e desenvolver melhor o processo de criação do Trabalho de Conclusão de Curso, dividido em duas turmas de dez alunos, com uma carga horária de 20 horas, e teve com metodologia utilizada demonstrações cognitivas dialogadas e exercícios práticos utilizando o computador e os aplicativos necessários, pois segundo Souza (2008), a utilização de softwares de produção de texto se torna um forte aliado quando aproveitamos adequadamente suas funções para o desenvolvimento de textos científicos. A principal dificuldade encontrada foi assiduidade dos alunos que não correspondeu às expectativas, no entanto de forma geral o mini curso produziu trabalhos bons que foram apresentados na feira da Praça Central da cidade, os resultados alcançados foram bastante satisfatórios e como prova disso um de nossos alunos foi aprovado com êxito com uma nota de 9,70 na banca que avaliou o seu projeto de TCC.

X – Projeto: Desenvolvimento Web

Estagiários: Renato Silva de Melo e Vanessa Fernandes Salomé

Público beneficiado: Alunos do Ensino Médio

Local: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros

Relato de Experiência: A Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros do município de Colíder, foi o local escolhido para a realização do estágio. A observação foi realizada em duas turmas do 2º ano do ensino médio técnico integrado. Foram assistidas todas as aulas que aconteceram durante esse período incluindo disciplinas que não são relacionadas à informática. Muitas coisas interessantes foram percebidas e uma dessas é que se teve a oportunidade de assistir diferentes metodologias de ensino aplicadas a uma mesma disciplina por professores diferentes. Observando o quanto uma turma pode aproveitar o conteúdo dependendo da metodologia. O objetivo principal do projeto era realizar um curso de introdução ao desenvolvimento web. Mas, por motivos de força maior isso foi apenas metade do estágio. O resto do projeto foi realizado em sala de aula, variando entre diferentes disciplinas do turno da manhã e da tarde, foram escolhidas todas as disciplinas da professora Elisângela Mazei, totalizando 12 horas de aula, se dividindo em média duas aulas por turma. O que julgou no trabalho que foram bem aproveitadas pelos alunos, que na maioria das vezes de mostravam interessados pelo conteúdo, mesmo sendo apenas poucas aulas. De certa forma não se obteve maior relevância por que as aulas que já haviam sido previstas pela professora foram apenas dadas por pessoas diferentes, o que gera certa surpresa para os alunos e uma mudança do cotidiano deles. A metodologia aplicada não foi nada fora do esperado, foram apresentados slides com exemplos e conceitos, mas principalmente, exemplos eram desenvolvidos em aula para demonstração do processo de edição de códigos. Durante a explicação os alunos eram estimulados a incrementarem coisas extras ao que tinha sido apresentado, estimulando a pesquisa na internet, assim grande parte dos alunos tinham suas próprias descobertas e depois estas descobertas eram compartilhadas para todos os alunos.

XI – Projeto: Impress

DUARTE. Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. Ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

Estagiária: Bruna de Souza da Cruz

Público beneficiado: Alunos do 1º ano do Ensino Médio (“A, B, C, D”)

Local: Escola Estadual João Paulo I – Paranaíta/MT

Relato de Experiência: A realização da fase da regência foi aplicada aos alunos do 1º ano do ensino médio (“A, B, C, D”) da Escola Estadual João Paulo I, no mês 09 de 2011, na cidade de Paranaíta nos períodos matutino e vespertino. Para a realização desta fase foram feitos contra turno, onde os alunos da tarde assistiram às aulas no período da manhã e do matutino no período vespertino. Os discentes tiveram a possibilidade de fazer o uso do laboratório de informática da escola para que construíssem um trabalho e que ao final do mesmo teriam que apresentá-lo utilizando ferramenta de apresentação de Slides (IMPRESS). Na regência foi utilizado o laboratório de informática para contribuir com o aprendizado dos alunos e para a utilização dos equipamentos foi elaborado um projeto que teve como objetivo ajudar os alunos na construção dos trabalhos propostos por seus professores e em seguida auxiliou-se os mesmos a desenvolverem slides com a ferramenta IMPRESS, para que através deste recurso possam utilizar com mais frequência o laboratório de informática. Contudo para conseguir resultados positivos a metodologia utilizada, foi dar atenção a todos os alunos com sugestões, dicas, opiniões e principalmente com o conhecimento que se tem diante as aulas aplicadas aos discentes, porém todas as aulas foram muito significativas, pois todos os conteúdos planejados foram desenvolvidos com grande sucesso, não havendo assim dificuldade na explicação e nem na utilização da internet com sites impróprios. Os alunos contribuíram de forma satisfatória, as aulas foram bem aproveitadas, obtendo assim resultados positivos, as aulas foram explanatórias, dúvidas surgiram na realização do trabalho, mas esses equívocos foram novamente explicados, não deixando assim os alunos levarem nenhuma dúvida para casa. Duarte (2007) diz que “o papel da educação escolar, na formação do indivíduo, é de mediadora entre a esfera cotidiana e as esferas não cotidianas da prática social do indivíduo”. O educando tem que passar a aperfeiçoar as novas tecnologias conforme o que se pretende desenvolver em sua matéria, não deixando que as TICs sejam aplicadas em todas as aulas, mas sim que elas possam ser utilizadas de forma correta para que ajude tanto o discente quanto ao docente. A realização deste trabalho buscou contribuir na absorção do conhecimento dos alunos para o uso do computador e seus recursos. Percebe-se então que ao introduzirem os alunos ao laboratório pode conseguir alcançar objetivos significantes, pois todos tiveram uma grande participação, não deixando que as dúvidas ficassem incomodando, mas sim se interagiam para saber como fazer o trabalho corretamente. Contudo foi bem desenvolvida cada aula, levando assim mais conhecimento para que pudesse contribuir de forma satisfatória o aumento de criatividade dos discentes, dando assim ideias e opiniões de cada parte relatada e construídas pelos alunos.

XII – Projeto: Utilização dos Recursos Tecnológicos nas Disciplinas de Matemática, Português, Geografia e Artes

Estagiárias: Rose Acacia Martins e Valdineia Teixeira Dias

Público beneficiado: Alunos do 3º Ano C do Ensino Médio no período noturno

Local: Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros

Relato de Experiência: A experiência pedagógica ocorreu na Escola Paes de Barros com os alunos do 3º Ano C do ensino médio no período noturno, são jovens e adultos que almejam aprender algo novo, anseios estes vivenciados nesta importante etapa de estágio supervisionado. O principal objetivo desta prática com a turma foi relacionar as matérias lecionadas com recursos tecnológicos, facilitando a assimilação do conteúdo, enriquecendo os conhecimentos vivenciados em sala, havendo assim uma troca de experiência entre educando e educador. Pode-se assegurar que a tecnologia veio para auxiliar no ensino aprendizagem e requer muito cuidado e atenção dos educadores ao mesmo tempo em que devem estar dispondo de novas fontes de conhecimentos para os alunos, assim cita Tajra (2008, p. 24), “precisamos projetar melhor o futuro e, a partir daí, preparar as ações que garantam as características básicas para o perfil desse novo profissional e cidadão”. Para que o projeto fosse alcançado com êxito foi necessário trabalhar com dinâmicas, em grupo e individualmente, materiais impresso com auxilio do computador, internet, DVD, caixa de som, data show e livros, com enigmas, acompanhando o plano de aula e a pedido dos próprios alunos e da professora de artes também trabalhado com slides. Além destes foram utilizados softwares na disciplina de geografia aperfeiçoando o conhecimento sobre o conteúdo estudado. Portanto no papel de futuros professores sente-se uma grande satisfação em interagir com esses alunos havendo uma buscar maior pelo saber, pois a cada momento em que adquirimos novas informações, se abre uma nova ideia e assim nessa prática poderemos fazer uso dessas experiências e aprimorar as aulas dia a dia.

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